-
Arquitetos: Felipe Pommerenke
- Área: 100 m²
- Ano: 2016
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma antiga casa, completamente restaurada e adaptada para sua atual função, respeitando a materialidade e o estilo arquitetônico de sua construção original de 1929.
O museu abriga uma impressionante coleção de ferramentas de marcenaria, com peças desde o final do século XVIII, grande parte do XIX e princípios do XX, todas elas gastas pelo uso dos nobres marceneiros de outrora.
Também é um espaço interativo, orientado principalmente para crianças a partir de 6 anos. Os adultos também são bem recebidos - com ou sem crianças- e podem participar das atividades com os menores ou em projetos e oficinas especialmente desenhados para eles.
Nosso objetivo é despertar e estimular a criatividade dos visitantes, proporcionando a experiencia de “aprender fazendo” em um espaço de oficina.
Além disso, nos interessa difundir a relevância da madeira em nossa vida cotidiana; valorizar os ofícios manuais - especialmente a marcenaria - e as ferramentas que nela se utilizam, tornando a experiencia de aprendizagem em algo divertido e estimulante.
O museu oficina foi projetado como um espaço que busca:
- Motivar a aprendizagem através da direção das atividades do museu e seus projetos;
- Permitir que os visitantes construam seus próprios conhecimentos;
- Proporcionar ensino e aprendizagem não formal e lúdica, baseada na teoria do trabalho de oficina;
- Facilitar a exploração das próprias possibilidades dos visitantes;
- Estimular a imaginação através da construção e de projetos pessoais;
- Proporcionar informação nova e reforçar os conhecimentos existentes graças aos projetos construtivos;
- Permitir a observação de fenômenos mecânicos e experimentação com robótica
- Estimular o prazer pela resolução de problemas;
- Favorecer simplesmente a diversão.
Para realizar estes objetivos, o Museu Oficina conta com uma sala de exposição permanente com mais de 700 ferramentas antigas de marcenaria; uma oficina adaptada especialmente para crianças e um espaço recreativo; uma sala audiovisual na qual os visitantes serão apresentados ao museu; uma pequena biblioteca e um pátio externo.
A didática e narrativas do Museu Oficina foram planejadas com profissionais especializados na educação museográfica. Para o planejamento das atividades para crianças, foram utilizadas bases curriculares e programas educativos das áreas de tecnologia e de arte do currículo escolar, além de atividades transversais às distintas disciplinas.
As oficinas nas quais participarão os visitantes, procuram ser experimentais e serão lecionadas por marceneiros capacitados para a didática do museu e também por professores especializados na área de tecnologia e arte.
O Museu está adaptado para receber pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.